Sobre o medo

20/11/2020


É normal sentir medo diante de uma situação grave que nunca vivenciamos . É o desconhecido.

Diante do medo a gente nega o real em um primeiro momento. Soa inacreditável.

Ele nos paralisa e traz os piores cenários possíveis de acontecimentos. Gastamos energia pensando no que pode ou não acontecer e dessa forma vivemos no futuro, e um futuro que a gente não controla.

O que podemos fazer é pensar em como é possível enfrentar o presente. Temos que nos adequar emocionalmente e o primeiro passo é entender que não adianta lutar contra o real. Ele está aí. O que adianta é criar novas formas de vivenciar esse momento, criar um novo lugar para colocar nossa energia. Enfrentar o medo é criar outras percepções de sentido de vida para nós. Isso está no nosso controle! A sensação de um sentido na vida traz esperança e nos move. É o oposto do sentimento do medo. E a vida pode ter vários sentidos, nós que escolhemos qual sentido dar a ela. Nietzche fala: " quem tem por que viver pode suportar qualquer como".

Lembro de Viktor Frankl, fundador da logoterapia, que significa terapia do sentido. Ele era judeu e durante a segunda guerra foi para campos de concentração. Ele percebe como o ser humano reage quando não tem nada a perder. Ele nos conta que primeiro vem uma fria e distante curiosidade em saber o próprio destino e em seguida surgem estratégias de preservação da vida. Os sentimentos negativos ( fome, humilhação, medo e profunda raiva das injustiças) são dominados graças à sentimentos positivos ( imagens de pessoas amadas, sentimento religioso, memórias que devem ser preservadas, visões curativas de belezas naturais como um pôr do sol, uma árvore). A grande estratégia é dar um sentido a toda experiência que está sendo vivida, seja para que possa ser contada no futuro, seja para ter liberdade de fazer as coisas que gosta... Enfim: cada um tem um sentido e diante do sentido, uma grande responsabilidade em viver de forma à cumpri-lo.

Ao buscar nossos sentidos diante dessa experiência que estamos vivendo ( pandemia do coronavírus) ou qualquer outra experiência que nos gere medo, conseguimos suportar nossos sentimentos negativos, assim saímos do medo paralisante e entramos na coragem e na esperança! Essa sim é nossa maior escolha!