Sobre o legado da vida
Sobre o legado da vida
Muitas pessoas se perguntam sobre qual seu propósito de vida, qual sua missão. E durante os atendimentos eu sempre levando a questão: qual o seu legado? Qual legado você quer construir? Pelo o que você quer ser referenciado, ser lembrado?
E essa parece uma palavra grandiosa: o legado. E deve ser grandiosa mesmo, pois ela será o centro da nossa produção na vida.
Talvez pensar qual foi a sua marca deixada no mundo possa trazer mais próximo o pensamento do que seria realmente o desejo de construção na vida.
E o desejo deve passar por esse lugar: o orgulho e felicidade de ver algo que foi realizado com muito empenho e muita dedicação.
As pessoas se orientam pela falta, a demanda na falta. Orientam-se pelo que não têm, pelo que não são, mantendo assim a energia no desânimo, no não. É o não ser com a falta de sentido das coisas, o não viver com o vazio que está dentro delas, o não construir com a falta de um objetivo de vida.
Vamos pensar de outra forma: vamos pensar pela solução. Vamos levar nosso pensamento para a ideia do que será cumprido, do que será construído. Esse seria o legado da vida.
Quando eu entendo sobre o que quero construir para a vida, eu conheço mais de mim e aí vou traçar o como construir. Quando se tem definido o desejo, conseguimos construir o "como" com mais força e até mesmo nos dedicando mais, enfrentando desafios e investindo maior energia para o sucesso da construção do legado.
O investimento de energia e de esperança será o fator diferencial na forma de agir, aproximando assim os sonhos de se concretizarem.
Até a forma de lidar com o problemas muda, pois a forma de lidar está vinculada à busca de soluções e não somente ao lamento e falta de atitude.
Nessa hora a gente se transforma em agente da mudança interna. A atitude fica focada em solucionar e não na falta. Viramos donos das nossas ações e assim das construções.
Saímos da passividade da dor, da falta e entramos na construção da transformação.
Nessa hora entendemos que existe um potencial de crescimento interno que conseguimos acessar a partir do desejo.