Sobre a responsabilidade em nossa vida 

23/12/2020

Sobre a responsabilidade

Freud nós questiona: qual a sua responsabilidade diante da desordem da qual se queixa?! Muitas vezes temos a tendência de colocar a responsabilidade das coisas que estamos vivendo em situações externas a nós mesmos e esquecemos que sempre, inevitavelmente, possuímos a nossa responsabilidade no que está ocorrendo em nossas vidas. Somos livres para escolher, porém muitas vezes não queremos assumir a consequência das nossas escolhas, a consequência do que criamos para nós mesmos. Quanto antes tomamos a consciência de que muitas das circunstâncias nós criamos, mais fácil será ter uma resposta livre diante delas, assumindo-as em todas suas abrangências. Não há como colher laranjas se plantamos limões...

Tendemos a colocar a responsabilidade dessa desordem no outro por ser mais fácil do que assumirmos o que precisamos melhorar, do que assumirmos qual mundo desejamos para nós mesmos.

Ao falarmos desse conceito de desordem ou ordem que vivemos, falamos também do que é ser livre. Eu só posso ser livre se assumo as consequências das minhas escolhas. Independe do meu desejo as consequências virão, logo para ser livre eu preciso necessariamente assumir as consequências.

Devemos questionar " o que eu faço e quais as consequências diante do que eu faço?" Assim podemos entender quais são as escolhas que levam a determinados resultados. Além disso, o mais importante: só depende de mim mudar minhas escolhas.

O psicanalista Jorge Forbes vai além e nos coloca o conceito de responsabilidade pelo inconsciente. Pode parecer paradoxal em um primeiro momento, porém, ao escolher algo de forma consciente ou inconsciente, teremos a consequência da mesma forma. Logo não existe a possibilidade de não respondermos por essa parte que não temos a consciência. Ela virá, de forma direta ou indireta.

As minhas posturas, minhas condutas, minhas escolhas de forma consciente ou não chegarão com suas consequências até mim.

Desta forma, quanto antes assumirmos a postura de auto conhecimento e reflexão, mais próximos estaremos do nosso desenvolvimento emocional.

Apesar de não termos escolhido como viríamos ao mundo e se viríamos ao mundo, temos a chance de darmos o nosso sim a vida e desenvolvermos ela da melhor forma possível.

A reflexão é justamente essa: qual a forma que escolho viver minha vida diante da minha responsabilidade em ser livre e arcar com as respostas das minhas escolhas?!

A responsabilidade é fundamental quando pensamos em como estamos no mundo, como queremos agir diante das nossas questões e como podemos mudar as nossas vivências, a nossa qualidade de vida, nossa qualidade de relações,nossa qualidade de trabalho. Somos inteiramente e diretamente responsáveis por isso, graças a Deus! É justamente porque somos responsáveis, que nós podemos ser os agentes de mudança que podemos ter diante das coisas que nos incomodam.