Sobre a felicidade e a sorte
Sobre a felicidade e a sorte
Existe uma ideia forte de que felicidade é algo ligado a sorte, como se fosse uma escolha divina que determina quem será feliz e quem não será.
E também existe a ideia de que a felicidade é como um constante de sensações boas e de alegria .
Porém, essas duas ideias são fantasias que na verdade afastam a gente de construir nosso caminho de felicidade.
Vamos à primeira ideia, a da sorte:
Existe uma expressão popular que fala: quanto mais me esforço, mais sorte eu tenho. E é exatamente isso. A vida é cheia de oportunidades, porém devemos estar preparados para elas. É como se fosse um acordo onde cada um deve fazer sua parte. Nesse combinado, a vida traz a sincronicidade dos encontros e nós deveremos trazer a nossa preparação para esses encontros. Então devemos fazer o que deve ser feito, mesmo não querendo. Aí quando surgir a possibilidade, estaremos aptos a pegar ela e assim escrever nossa sorte a caminho de ser feliz.
A segunda ideia criada é a da felicidade como um constante de sensações boas e prazer. A felicidade é um estado de espírito que se desenvolve em meio ao caos. E nesse caso, a vida é o caos. A felicidade é um estado de sabedoria interna onde se aprende com os desafios da vida tornando-os mais leves e criando assim possibilidade para mais momentos felizes. Estamos vivenciando desafios o tempo inteiro em nossas vidas, pois a vida é movimento, seria incoerente dizer que pessoas felizes não teriam momentos desafiadores. A grande diferença é a forma de enxergar e lidar com os desafios. Se diante dos desafios entramos em revolta, resistindo em lidar com eles, trazemos maior dificuldade para nós, pois eles não irão desaparecer. E mesmo depois que a raiva passar, eles estarão ali, nos esperando. O que podemos fazer de diferente? Podemos entrar no estado de espírito da felicidade e mudar a forma de lidar com o desafio. Entender o sentimento que ele provoca na gente, mas não atuar nesse sentimento, quer dizer, não fazer uma ação baseada na raiva ou revolta. Agir com sabedoria na resolução dos acontecimentos gera outras respostas e assim, outras soluções.
A consciência entre o sentir e o agir são passos fundamentais para ser feliz. Essa consciência muda completamente nossa forma de relacionar com o mundo. Se temos uma melhor qualidade de relacionamentos sem dúvida seremos mais felizes. Se temos um melhor conhecimento interno e uma tolerância com os defeitos, seremos mais felizes.
Nesse sentindo podemos dizer que a felicidade é uma escolha.
A partir do que escolho investir em mim mesmo desenvolvo minha sorte, a partir de como escolho reagir desenvolvo minhas relações.
O que eu semeio em mim, floresce. Se planto limão, colherei limão, se planto laranja colherei laranja. Não tem como ser diferente. Essa é a sorte.
O que eu faço com meu plantio determina minhas relações. Se tenho limão, posso fazer uma limonada ou posso arder os olhos de alguém.
A felicidade está nas escolhas, nas pequenas escolhas do dia a dia, pois ela é a resposta que o mundo dá, daquilo que invisto nele. O estado de espírito da felicidade é o caminho para uma vida mais harmônica.