Ser protagonista na vida

24/07/2020

É fundamental pensarmos na nossa responsabilidade diante dos processos emocionais que estamos vivenciando.

Devemos refletir em que nossas ações são baseadas e qual a ressonância delas ao nosso redor.

Muitas vezes não sabemos porque temos certas atitudes, mas mesmo sem saber o por quê fazemos, estaremos sem sombra de dúvida, submetidos da mesma forma às consequências delas. Logo, quanto maior a consciência da responsabilidade do nosso lado inconsciente, melhor estaremos em nossas relações.

Ser protagonista na vida é justamente isso. Sair da posição de vítima e atuar de forma ativa na construção emocional.

Enquanto me enxergo como passivo na vida, estou a mercê do desejo do outro e do que ele quer para mim ou faz comigo. A partir do momento que entendo que eu posso fazer algo diante do que fazem comigo e inclusive posso escolher como reagir, eu começo a ser dono de mim mesmo. Começo a ser livre.

Cabe a mim decidir como irei protagonizar minha vida e como reagirei diante de todas as demandas.

Ser protagonista é também assumir a responsabilidade por estar, muitas vezes, em relações destrutivas. Devemos questionar qual é o ganho de se manter em situações que fazem mal. Existe, muitas vezes, a manutenção de uma crença limitante a respeito de si mesmo, que fala de uma necessidade de sofrer, seja como uma forma de punição, de culpa ou de medo. É preciso refletir sobre as barganhas que fazemos de forma inconsciente para manter certos padrões adoecidos. Quando mantemos um comportamento que repetidas vezes nos faz mal, estamos nessa barganha de ter um ganho negativo em troca de manter um padrão afetivo que não é necessário e muito menos uma verdade sobre nós mesmos. Ao assumir esse lugar de responsabilidade por criar esses padrões negativos, abrimos caminho para a reflexão e para a mudança.

Ser responsável torna possível a conscientização do comportamento, a reflexão e abre caminho para a solução. Somente a pessoa que assume responsabilidade pelas atitudes que pode escolher mudá-las.

Guimarães Rosa nos fala: "O correr da vida embrulha tudo.A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."

Coragem para sermos protagonistas da nossa história!