Pressa em tudo

02/07/2020


Precisamos nos questionar qual tem sido nossa forma de vida e quanto temos realmente vivido. Estamos dentro de um mundo que traz o conceito de pressa o tempo todo. Temos que fazer um milhão de coisas no dia, rápido, sempre ligados na produtividade.  Andamos rápido para chegar em casa rápido e criar mais atividades para fazermos rápido. Sempre na pressa com a ideia de quanto mais coisas melhor. Assim vivemos na tal correria e nos preocupamos com o fim. Porém dessa forma que vivemos não conseguimos enxergar o meio, o caminho de vivenciar as coisas.

Precisamos nos questionar se existe realmente essa necessidade do rápido. A vida é para ser vivida e sentir as experiências é parte do aprendizado. Fazer as coisas pensando somente no ficar livre e executar a próxima atividade traz adoecimento emocional. Quando fazemos isso aceleramos o pensamento e colocamos nosso valor em quantidade e não em qualidade. Assim distorcemos o valor pessoal e partimos para o valor da produção. Vinculamos o nosso valor interno a nossa produção e criamos um ciclo de alimentação da ansiedade.

Alimentar a ansiedade significa ficar com o pensamento no futuro, fazendo o viver no presente um fardo, pois se quer produzir mais e mais, sempre com o pensamento no resultado e não na vivência do processo de fazer.

A vida mais devagar tem sua beleza também. Podemos criar algumas "pausas de consciência" durante o dia. Isso não irá diminuir o valor do trabalho, mas trará o sentimento do processo de viver. São 5 minutos para um café ou para uma caminhada mais lenta de volta à casa onde se consegue ver o céu, observar o movimento do mundo. Com esse pequeno ato conseguimos concentrar nossa vida no agora e desfrutá-la de forma simples e corriqueira ao invés de só viver no futuro.

Estar no presente é fundamental para lidarmos melhor com o viver e não cairmos nas armadilhas da ansiedade.

Existe uma expressão em italiano que fala desse lugar: godere la vita. "Godersi " alguma coisa. Significa gozar, aproveitar a vida, "aproveitar-se um café", no sentido de se auto aproveitar algo na vida, se dando o direito de parar um pouquinho e curtir pequenos momentos.

Coloco à reflexão aonde anda o nosso direito de viver no presente, estar criando no presente e desfrutando nosso dia e nossa vida ao invés de sempre fazer tudo correndo.

Precisamos parar de alimentar a ansiedade e alimentarmos a chance de desfrutar o agora