Por que sentimos ciúme?
Por que sentimos ciúme?
Temos muito medo de perder. E com isso queremos segurar as pessoas como se fossem nossas. Queremos a certeza da permanência, porém a nossa vida é um movimento e um inesperado constante. Nesse contexto que entra o ciúme. O ciúme é o medo de perder, o medo de ser excluído, a insegurança diante de situações e pessoas que podem escolher nos "deixar de fora" de alguma forma.
É um sentimento genuinamente da nossa natureza humana. O que podemos fazer de melhor é entendê-lo e assim buscarmos alternativas mais saudáveis para lidar com ele em nossas relações.
Pessoas tendem a colocar ciúme nas outras por se sentirem enciumadas. Ou seja, uma pessoa que está com medo de ser excluída ou julga em determinado contexto estar sendo excluída, se não tiver consciência do que sente, possivelmente terá uma ação de resposta a esse sentimento provocando ciúme. É uma atuação que pode ser que ela nem tenha consciência, porém a consequência da ação chega com consciência ou não.
Lidar melhor com o ciúme é em primeiro lugar nos responsabilizarmos pelo ciúme que sentimos em menor ou maior grau, ou seja, pelo medo de sermos excluídos. A medida que conseguimos tomar um pouco mais de consciência das nossas inseguranças, passamos a atuar menos nessas ações " sem querer" ( inconscientes), que provocam muitas vezes outras ações em resposta, criando um grande desgaste.
Outra forma interessante de lidar melhor seria se questionar diante de uma insegurança em uma relação, o que tem de positivo ou negativo nela, quais são as dificuldades que o outro tem e quais delas chegam até a pessoa como uma ideia de exclusão. Quer dizer, quais ações do outro que me fazem sentir excluído, de fora, com ciúme. Em seguida criar um espaço de conversa dizendo dos incômodos. Uma relação saudável abre espaço para conversa e principalmente, os dois se importam com o que é importante para o outro e assim existe o desejo de solução.
O ciúme vem de um medo de perder interno, que deve ser trabalhado para não crescer e gerir a vida do indivíduo em atitudes de submissão ou aceitação de situações para manter uma relação. Fazer isso é manter um relacionamento doente. Falar sobre o ciúme, sobre o incômodo torna real a possibilidade de trabalhar o sentimento e criar uma parceria para lidar melhor. A melhor forma de resolver as coisas é o diálogo e o respeito pelo outro em suas dificuldades e possibilidades.
Outro ponto a se pensar também que não somos donos de ninguém. Querer e exigir isso é atuar no ciúme e desrespeitar o outro. A pessoa escolhe a cada dia estar em uma relação e por essa razão é fundamental o cuidado e o bem querer. Trabalhar o ciúme é respeitar a individualidade e respeitar o sentimento do outro. É achar o caminho do meio.