O outro lado da moeda
O "Outro Lado da Moeda" - o aprendizado da resiliência.
No cotidiano, tomamos como hábito nos sentirmos vulneráveis diante de adversidades que trazem desconforto e frustrações no dia-a-dia.
Diante de uma situação onde não há controle, a vulnerabilidade se torna aparente muito frequentemente. Porém, quando isso acontece, esquecemos de uma possibilidade: mesmo que sejamos expostos às piores condições em certos dias ou semanas, sempre haverá uma resposta emocional a essa vulnerabilidade. Dentro de cada um de nós, temos um reflexo que corresponde a essas inseguranças, como se fosse uma defesa pessoal, e esta defesa é "o outro lado da moeda": a resiliência.
A tal defesa não é miraculosa, ela vem sendo aprendida a partir de nossas experiências e vivências e de todas as vezes que nos decepcionamos mas conseguimos seguir em frente.
Ao pensarmos sobre todas essas situações que passamos e conseguimos superar, formulamos essa resposta, essa defesa. Desde o aprendizado da fala, andar, socializar, se sentir bem, o ser humano enfrenta desafios e sobrevive a eles.
Essas vivências nos constroem a resiliência de entender que existe uma possibilidade de resposta diante da vulnerabilidade. Essa é a forma que podemos nos aventurar pelas mais belas e prazerosas vivências, tendo uma tranquilidade, uma segurança que saberemos como lidar com as maiores tempestades e tormentas na vida.
Portanto, do mesmo jeito que nos sentimos vulneráveis e inseguros, (é importante entender que estas situações existem), é de se lembrar "do outro lado da moeda", lembremos do que nós possuímos para responder a isso. Pense em como você sobreviveu por 100% dos seus piores dias até hoje, no desenvolvimento que foi adotado por cada um desde a infância.
Todos são dignos e capazes de se reinventar perante a vida.