A invenção do futuro

04/10/2021


É interessante refletirmos que o que fazemos hoje é o que teremos no futuro. A ideia "o meu futuro veio dessa forma e eu não tenho controle ou responsabilidade nenhuma sobre ele" não tem mais espaço. Apesar de não temos controle sobre os inesperados da vida, podemos ter uma previsibilidade na construção do futuro diante das escolhas feitas no agora.

O futuro é inventado por nós, se não atentarmos ao que plantamos hoje, será isso que colheremos daqui algum tempo. Pode-se escolher plantar coisas que sejam construtivas e positivas para a vida em todos os aspectos, seja um investimento profissional ou investimento nos sentimentos, ou no conhecimento das relações. Tudo pode ser o nosso plantio de hoje. Nesse sentido nós podemos mudar o futuro.

Muitas falam: "nossa, se eu pudesse, eu mudaria o meu passado; se eu pudesse, eu escreveria de uma outra forma". Apesar de não ter como voltar atrás e fazer da forma desejada, o dia de hoje logo se tornará passado também e aí cabe a reflexão : se eu planto coisas coerentes com o que eu acredito hoje, então o meu passado será também mais coerente.

Não adianta continuar fazendo coisas que eu já sei que não deram certo e que não darão certo. Não adianta realizar coisas que eu já sei que não foram construtivas e querer um resultado diferente. É necessário mudar essa atitude para que possamos então atingir a invenção do futuro.

Ou seja, o processo de chegar em tal ponto está totalmente relacionado em ter a consciência do que precisa ser feito e a vontade para que seja feito no presente.

Para que eu consiga olhar para o meu passado de forma mais leve, devo saber que fiz o investimento coerente no agora com o que desejo me tornar.

Tomar consciência dos defeitos, significa um investimento interno amoroso para criar uma forma diferente de ser, apesar deles.